Dicas

Pragas urbanas

Se engana quem pensa que só no verão é que a maioria dos insetos, denominados de “pragas urbanas”, colocam, literalmente, suas asinhas para fora. Nunca é confortável andar pela casa, fazer faxina e dormir a noite, preocupado em matar mosquitos, que teimam em incomodar nosso sono, com seu barulho irritante (sem contar às doenças que muitos carregam), ou com as temidas baratas, que correm e se escondem antes que consigamos reagir. Por isso, a melhor solução para evitar todos os inconvenientes que esses insetos provocam, em épocas de frio ou de aumento das temperaturas, é a prevenção, de preferência, contínua.

Estimulados pelo seu ciclo de desenvolvimento e reprodução elevados, aliados à maior umidade do ar e ao aumento da vegetação, os insetos encontram condições ideais para a reprodução. Com a prevenção contínua do ambiente, o risco desses insetos encontrarem o que desejam, para se “acomodarem”, no local, é menor. As baratas, por exemplo, gostam de cantos escuros, quentes e úmidos, de qualquer resquício de alimento que seja doce, e costumam aparecer, quase sempre, no período noturno. Manter a casa sempre limpa, não deixar panelas e utensílios sujos na cozinha, cuidar da higiene do banheiro e evitar frestas nos armários e móveis pela casa contribui para que ela não apareça.

Preservar os alimentos guardados, em recipientes fechados, além de limpar, cuidadosamente, os locais onde podem ocorrer acúmulo de gordura e restos alimentares (armários, fornos, despensas e coifas sob pias), acondicionando o lixo em sacos plásticos e dentro de latas fechadas e limpas, também contribui para afastar os insetos.

Mas se, mesmo assim, sua casa ou escritório começar a ser vítima da invasão desses bichinhos, e métodos tradicionais como a inseticida de uso caseiro, repelentes (como cravos da índia, folhas de louro, detergente ou os comprados em mercados) e velas de citronela não adiantarem, o mais correto é será contratar uma empresa de dedetização.


Comentários
0 Comentários